Powered By Sercultur
MUSEU EM DESTAQUE

Peça em Destaque


S. Leonardo, Escultura florentina de Andrea della Robbia, Século XVI, 1501-1513, Barro modelado, policromado, cozido e vidrado, Prov. Mosteiro de Santa Maria de Belém (Jerónimos),Inv. 505 Esc

S. Leonardo

Escultura florentina de Andrea della Robbia
Século XVI, 1501-1513
Barro modelado, policromado, cozido e vidrado
Prov. Mosteiro de Santa Maria de Belém (Jerónimos)
Inv. 505 Esc

É uma peça representativa da elevada qualidade alcançada pela oficina de Andrea della Robbia (1435-1525).

A obra chegou a Portugal por volta de 1514, integrada num conjunto de esculturas vindas de Florença. Entregues ao Mosteiro de Santa Maria de Belém (Jerónimos), foram aí montadas e disponibilizadas ao culto. Uma tradição corrente no mosteiro diz que as imagens chegadas a Belém foram uma oferta do Papa Júlio II ao Rei D. Manuel I.

Desse presente diplomático conservam-se ainda em Portugal, para além deste São Leonardo, uma imagem da Virgem com o Menino, cultuada como Nossa Senhora das Estrelas (exposta nesta sala), um S. Jerónimo e um Santo António que se mantêm no Mosteiro dos Jerónimos, tendo-se perdido no terramoto de 1755 duas outras, um S. Bernardo e um S. Basílio. Embora a encomenda destas esculturas possa ter sido feita na mesma altura, não se trata de um grupo unitário, dado a uma só oficina, já que nele se incluem peças produzidas pelos Buglioni, concorrentes dos della Robbia.

Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA)


» Rua das Janelas Verdes - Lisboa
» Telefone: 213912800
» Horário: 3ª-Dom: 10h00-18h00
» EUR 5,00 (Normal) / EUR 2,50 (- 25 e + 65 anos) / Entrada Livre (- 14 anos)

» Web Site: http://www.museudearteantiga.pt/

» A origem do Museu Nacional de Arte Antiga remonta à Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola que teve lugar em 1882. O acervo do principal museu do país radica fundamentalmente no vastíssimo espólio artístico proveniente dos numerosos conventos extintos pela lei liberal de 1834, posteriormente enriquecido com aquisições e generosas doações. Apresenta notáveis colecções de pintura portuguesa e estrangeira dos séculos XII a XIX, escultura e ourivesaria dos séculos XII a XVIII, desenhos dos séculos XV a XVIII, gravura europeia dos séculos XVI a XIX, cerâmica portuguesa e estrangeira, tapeçaria, têxteis e mobiliário com incidência no indo-português.
Copyright © 2002-2011 Sercultur Conteúdos. Todos os direitos reservados.
Concebido e desenvolvido por Sercultur Conteúdos Digitais SA.
Tecnologia BSure